O desenvolvimento sustentável é um desafio que vem atuando nos nossos dias, pois como iremos utilizar os recursos do planeta sem prejudicar o meio ambiente?
Hoje em dia vemos muitas pessoas desmatando florestas, fazendo queimadas para colocarem seus objetos pessoais "fora", mas não percebem que isso polui o nosso planeta e dessa forma contribui para a destruição do mesmo.
Essas pessoas precisam aprender a ter consciência de que estarão utilizando - e destruindo - recursos naturais em abundância, e que não haverá recursos suficientes para as gerações futuras, como seus filhos e netos.
Todos nós devemos aprender que com pequenas atitudes (como não jogar lixo no chão, não poluir lagos, separar o lixo corretamente) já iremos contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Com esse dilema, surgiu o termo "Desenvolvimento sustentável", que nada mais é que: atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
O desenvolvimento funciona da seguinte forma: com atitudes sustentáveis - como projetos sustentáveis em empresas, carros, etc. - que não irão prejudicar o planeta Terra. Porém, o desenvolvimento de uma cidade deverá ser apenas para atender as necessidades básicas de todos e oferecer oportunidades de melhorias na qualidade de vida das pessoas. Ou seja, não utilizar os nossos recursos para fins puramente luxuosos e materialistas, pois dessa forma os recursos da natureza irão acabar.
Para que o desenvolvimento sustentável dê certo, precisamos trabalhar três bases em conjunto: o Desenvolvimento Econômico, o Desenvolvimento Social e a Preservação e Conservação Ambiental.
O desenvolvimento econômico é alcançado através de um modelo de gestão sustentável aplicado nas empresas, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural de alguma empresa, visando criar projetos sustentáveis que não abalem tanto o meio ambiente.
O desenvolvimento social é o conceito que descreve o conjunto de medidas que são estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade através de variadas iniciativas que têm como o objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis sem prejudicar o planeta.
A preservação e conservação ambiental é a manutenção do meio ambiente do nosso planeta, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos, etc. O próprio conceito de preservação significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.
Devemos então aprender que em uma cidade, estado ou país é preciso fazer um planejamento entre essas três bases, com o foco na reciclagem de produtos, na redução do uso dos recursos em excesso para criar materiais sem necessidades, e principalmente deve haver muita contribuição de toda a sociedade para não acabarmos com as matérias-primas do nosso planeta, caso contrário daqui a alguns anos elas irão acabar.
"O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem."
Parabéns pela postagem, ,muito interessante, pois é um assunto muito polêmico, pois devemos cuidar do nosso planeta, caso contrário, o que deixaremos para as gerações futuras, para nossos filhos e netos, na china , na índia, em todas as partes do planeta?! por isso seu tema é muito relevante e significativo para a sociedade atual, espero ver muitos comentários a respeito do tema.
ResponderExcluirUm grande abraço da professora Gisiane Schneider Ferreira